quarta-feira, 11 de novembro de 2009

FACE OCULTA

Parecia-me exagerado quando à alguns meses Portugal aparecia em lugares cimeiros num ranking dos paises mais corruptos.
Mas nunca como agora se ouviu falar tanto de corrupção. "Supostamente" envolve políticos, banqueiros, sucateiros, construtores civis, e estes são só os que estão agora na berra.
Mas este é o país dos chico-espertos, ou não??!! Não é o país onde se admira quem se gaba no café de "fugir" ao fisco e à Segurança Social??!! Tirando muito poucas mas honrosas excepções, é falar com pequenos empresários, comerciantes, etc, e ouvi-los "pois, temos de fugir..."
São normalmente aqueles que quando lhes perguntam "profissão? respondem "Empresário". Depois tem de se insistir: Sim mas o que é que faz?? qual o ramo de actividade??
São aqueles que perguntam "Quer factura?", são aqueles que aceitam comprar mercadorias sem guias, saberem a sua origem o que faz deles receptadores de possíveis roubos, mas isso não lhes interessa porque assim podem comprar por 10 e vender por 200...
E pelos vistos, há chico-espertos também ao mais alto nível.
E ao lembrarmos casos como Casa Pia, Apito Dourado, Freeport, Facturas falsas, etc, alguma vez algum grande, algum tubarão, será realmente condenado??

Sem comentários: