terça-feira, 13 de outubro de 2009

AUTÁRQUICAS

Posted by Picasa


Já está. Já se votou. Vamos aos números.

PS- já se esperava, surpresa talvez só pela diferença tão grande para o 2º classificado e tantos ganhos, tendo inclusivamente reforçado a maioria em todas as frentes: mais vereadores, mais assentos na assembleia e mais juntas de freguesia. Uma vitória esmagadora. Daqui por 4 anos vai ter de saír por força da lei.
CDU- Ao contrário, mesmo mantendo 2º lugar perde em todas as frentes: passa de 38.4% para 24.90% na câmara e perde as freguesias do Biscaínho e da Branca-resta-lhes a Fajarda e o Couço, claro, onde atingiram mais de 60% dos votos-, tendo ficado em 3º em muitas mesas de voto.
MIC- A outra surpresa. Mas onde uma estratégia que vem sendo bem delineada à algum tempo deu os seus frutos: não conseguindo nenhum vereador ficou à frente de 2 partidos de nível nacional (PSD e BE); conseguiu 2 assentos na assembleia municipal, e, exceptuando na Fajarda, conseguiu vários lugares nas assembleias de freguesia em que concorreu (só não concorreu à do Couço). Conseguiu resultados acima da CDU em muitas mesas de voto.
PSD- Vencedor em numero de camaras a nível nacional, continua a não conseguir apresentar uma lista que consiga fazer a diferença. Este ano com algumas personalidades, dá ideia que foi tudo feito a correr e em cima do joelho, só para apresentar lista própria.
BE- Depois da euforia das Europeias e das Legislativas, nem a nível nacional conseguiram os objectivos a que se propunham. Basta olhar para os resultados para ver que a nível local também não, nem no campeonato dos pequeninos... ou dos novos, como lhe queiram chamar.

Como já disse, nada que não se esperasse.
Tal como a nível nacional. Saliento apenas as derrotas de Fátima Felgueiras e de Ferreira Torres: feita justiça popular.
Pena o Valentim e o Isaltino...

3 comentários:

Anónimo disse...

Não são muitas as mesas em que a CDU fica em terceiro lugar,a CDU só já tinha a Fajarda e o Couço e aí nada de novo... afinal esses argumentos tendencialmente falaciosos não o são para o MIC que, de facto, ficou muito aquém daquilo a que se propôs e arrogou. Foi uma lástima. Depois quem vai ter de sair daqui por 4 anos é o Dionísio Mendes e não o PS mas, eu compreendo esse confusão é que uma coisa foi anulada pela outra e veremos depois. Só mais um reparo, essa noção de "classificados" é tenebrosa: incomoda e revela o déficit de cultura democrática que décadas de poder oligárquico fomentam.

Anónimo disse...

acho que o MIC teve um bom resultado, é até de lembrar que o MIC só esteve na rua, na última semana antes das eleições! é o tipo de trabalho sólido que vai dar frutos no futuro. Gostei da análise do blogger, na qual me revejo completamente.
Abraço

imperfeito disse...

Caro primeiro anónimo, percebo a sua simpatia pela CDU, o que respeito; também sei que a CDU nunca perde. Mas números são números: em 2005 a CDU ganhou 6 mandatos na freguesia do Biscaínho e o PS apenas 1; agora ficou o PS com 5 mandatos e o MIC com 2. Na freguesia da Branca, em 2005 a CDU teve 6 mandatos, o PS 2 e o PSD 1; agora o PS tem 5 mandatos, a CDU 3 e o MIC com 1 mandato.