sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

BOLETIM METEREOLÓGICO


O Instituto de Meteorologia (IM) prevê um agravamento do estado de tempo em Portugal continental a partir da noite de sexta feira e no sábado, com rajadas de vento que podem chegar aos 130 quilómetros por hora.

O agravamento atmosférico deve-se à aproximação de uma depressão que sexta feira "estará centrada a Noroeste da Madeira", e vai manifestar-se "essencialmente num aumento da intensidade do vento e da agitação marítima", refere o IM numa nota à comunicação social.

"O vento poderá atingir a velocidade média de 75 quilómetros por hora, com rajadas da ordem dos 130 quilómetros por hora, em particular no litoral Oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os oito metros na costa Oeste e seis metros na costa Sul", frisa o IM.

Vento forte na Madeira
Para a Madeira, o Instituto de Meteorologia prevê o aumento do vento a partir de sexta feira, com rajadas que poderão atingir também os 130 quilómetros por hora.

Ainda na sexta feira na Madeira, a precipitação deverá diminuir de intensidade a partir do final da manhã e o vento aumentará de intensidade no final do dia tornando-se moderado a forte, do quadrante Sul, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora.

Prevê-se também que no sábado o vento continue a aumentar de intensidade na ilha, soprando forte a muito forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora, que poderão atingir 130 quilómetros por hora nas zonas montanhosas.

O IM prevê para domingo um desagravamento da situação meteorológica na Madeira e em Portugal continental.

Sem comentários: